Fisioterapia Equina – 9 Principais Técnicas

A fisioterapia equina começa a tornar-se um recurso terapêutico cada vez mais importante na medicina veterinária e uma mais valia para a recuperação dos pacientes.

Acredito que muitos daqueles que ainda não conheciam a área de fisioterapia veterinária, passou a conhecer após publicação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que relatou a decisão judicial ratificando o uso do termo fisioterapia veterinária.

Mas afinal…

O que fazem os médicos veterinários fisioterapeutas/fisiatras de cavalos?


Como surgiu?


Qual a comparação com a Reabilitação?

Essas são perguntas frequentes de quem ainda não conheceu este lado da Medicina Veterinária. Mas já adianto a todos vocês leitores que a fisioterapia equina tem como um dos seus principais objetivos auxiliar processos fisiológicos normais através de aplicação de técnicas manuais, eletroterapias e protocolos de exercícios, promovendo para o animal uma longevidade e boa qualidade de vida.

História da Fisioterapia Equina

A origem desse campo da medicina veterinária é atribuído a Sir Charles Strong, um fisioterapeuta da casa real britânica. Na década de 1930, Charles tratava das lesões dos membros da casa real que jogavam polo, com processos de estimulação elétrica

Inicialmente, Sir Charles tratava apenas humanos com esses estímulos elétricos. Posteriormente passou a aplicar o mesmo tratamento nos cavalos usados nas partidas de polo.

Sir Charles Strong Fisioterapia Equina
Sir Charles Strong aplicando uma corrente de baixa frequência ao corpo de um cavalo, por meio de eletrodos.

Esses impulsos alegavam estimular o músculo danificado, a circulação sanguínea e linfática, reduzindo a dor e melhorando a cicatrização.

Fonte: History Physio

Em 1967, ele publicou um livro sobre as terapias físicas para cavalos. Nele, Charles abordou sobre os métodos e evoluções nos tratamentos fisioterapêuticos desenvolvidos a partir das suas práticas. 

Houve bons resultados e após este acontecimento a fisioterapia começou a ganhar nome, se inseriu no mercado de pequenos animais e conseguiu mostrar que as técnicas apresentavam respostas superiores nos animais quando comparados com os humanos.

Nos dias de hoje, fisiatras animais estão protegidos pela legislação do CFMV, assegurando que somente médicos veterinários estão aptos a executar técnicas e métodos conservando a capacidade física do animal.

O que é a Fisioterapia Equina?

A fisioterapia equina está de alguns anos para cá em grande ascensão. Cada vez mais, proprietários e médicos veterinários atuantes na clínica equina veem a necessidade em incorporar esta especialidade na prevenção e tratamento para melhorar a recuperação e qualidade de vida dos seus cavalos atletas.

fisioterapia equina
Fonte: Equus Anima

Com isso, é possível afirmar que com a fisioterapia e reabilitação animal podemos estudar, prevenir e tratar distúrbios cinéticos funcionais gerados por:

  • Genética;

  • Traumas;

  • Doenças adquiridas.

Portanto, essa especialidade pode ser usada em casos como:

  • Tratamentos pós cirúrgicos;

  • Lesões musculoesqueléticas;

  • Lesões articulares;

  • Doença discal;

  • Paresia;

  • Anormalidades de postura e em muitas outras lesões que um animal atleta pode apresentar.

Como Utilizar a Fisioterapia Equina?

A partir de uma avaliação precisa, você consegue entender qual é a necessidade do animal como um todo. Com isso sabemos o motivo pelo qual ele vai precisar de determinada técnica e então conseguir escolher para o paciente a melhor opção capaz de melhorar seus resultados, auxiliar e/ou tratar o animal.

Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas nessa área, sendo as principais e mais comuns de serem utilizadas:

  • Crioterapia;

  • Laserterapia;

  • Magnetoterapia;

  • Cinesioterapia;

  • Termoterapia;

  • Hidroterapia;

  • Massoterapia;

  • Medicina Tradicional Chinesa;

  • Kinesio Taping.

Crioterapia

É a utilização de gelo que é capaz de atenuar os sinais cardinais da inflamação que são eles: dor, edema, hiperemia, aumento de temperatura e diminuição da função.

A crioterapia também foi estudada para diminuição da dor, ou seja, trazer ao paciente um efeito de analgesia e mesmo após muitos estudos, ainda ficam algumas teorias sobre esse efeito em específico. As principais teorias são:

  • O frio diminui a transmissão nervosa das fibras de dor, diminui a excitabilidade dos sensores terminais livres e diminui o metabolismo tecidual, aliviando, assim, os efeitos deletérios da isquemia;

  • Promove transmissão assincrônica nas fibras de dor;

  • Aumenta o limiar de dor;

  • É contrairritativo;

  • Libera endorfina.
Fonte: Arquivo pessoal da autora durante estágio com a Dra. Nádia Chaves

Laserterapia

É a utilização de luz (com energia eletromagnética) transmitidas por partículas de energias.

A luz do laser apresenta características especiais que a diferem da luz comum e da de outros aparelhos de fototerapia (como o Led), sendo elas:

  • Colimada – indica que os seus raios são extremamente paralelos entre si.

  • Coerente porque todos os fótons são transmitidos no mesmo comprimento de onda e são sincronizados no mesmo tempo e espaço, sem que haja uma colisão.

  • Monocromática – por possuir apenas um comprimento de onda, ou seja, uma única cor.

O laser estimula as células, podendo reparar tecidos e nervos, atuando também de forma analgésica bloqueando a transmissão dos impulsos elétricos entre os neurônios, entre tantas outras funções no organismo animal.

laserterapia na fisioterapia equina
Fonte: Arquivo pessoal da autora durante estágio com a Dra. Nádia Chaves

Magnetoterapia

Uso do campo eletro magnético pulsátil com a utilização de imas para promover um campo magnético no organismo, capaz de trazer efeitos de movimentar células.

Tudo isso gera um efeito relaxante totalmente nítido nos pacientes que costumam tirar um cochilo durante as sessões.

magneto na fisioterapia equina
Fonte: Arquivo pessoal da autora durante estágio com a Dra. Nádia Chaves

Cinesioterapia

Cinesio é a utilização de exercícios. Existem várias formas de colocar o animal para se movimentar, visto que hoje em dia já é descrito que a imobilização do animal promove efeitos deletérios nas estruturas locomotoras, dificultando o retorno do animal as provas.

Por isso, escolher o exercício correto pode ajudar a aumentar a força muscular, promover um condicionamento musculoesquelético ao paciente, manter a propriocepção, promover maior flexibilidade articular e tecidual e consequentemente diminuir o estresse.

Termoterapia

Utilização do calor e do frio. Neste caso pode ser usado bolsas, terapia aquática ou lâmpadas infravermelhas. O emprego desse método causa efeitos na dilatação dos vasos sanguíneos, alivio de dor, relaxamento muscular entre outros efeitos.

termoterapia na fisioterapia equina
Fonte: Gemeq

Hidroterapia

É uma atividade terapêutica que consiste de exercícios de natação, podendo ser em imersão total do animal na água ou somente parte dele. Essa modalidade tem como um dos principais efeitos promover maior pressão de força tênsil, auxiliando aumentar a força muscular.

A hidroterapia também é considerada um exercício, por isso se encaixa na Cinesioterapia.

hidroterapia equins
Fonte: Stable Style

Massoterapia

É a utilização das mãos, sendo capazes de causar efeitos reflexos (oferecer uma sensação de prazer e relaxamento), fisiológicos (conhecido como sedação, usado de maneira sutil) e mecânicos (consiste no auxílio do retorno sanguíneo e linfático.).

Fonte: Arquivo pessoal da autora durante estágio com a Dra. Nádia Chaves

Medicina Tradicional Chinesa

O uso de algumas terapias chinesas como a acupuntura, caracterizada pela colocação de agulhas na superfície corporal, é capaz de estimular terminações nervosas existentes na pele e nos seus tecidos subjacentes.

A informação gerada por esse estimulo segue pelos nervos até o Sistema Nervoso Central (SNC), onde há liberação de neurotransmissores, desencadeando efeitos analgésicos, anti inflamatórios e relaxamento muscular, além do efeito sobre as emoções.

Kinesio Taping

Utilização de bandagens funcionais usados como coadjuvante em relação a outras modalidades. Suas ações são promover analgesia, atuar no sistema circulatório e linfático (tem bons resultados em redução de edema), funções musculares e na fáscia auxiliando no remodelamento.

Há bandagens para cada função, com um corte específico a ser feito. Por isso, é sempre recomendado a presença de uma pessoa apta a utilização da mesma, para não provocar ou piorar lesões de um animal.

kinesio taping cavalos
Fonte: Arquivo Pessoal Horse VET hospital de Equinos
Instagram: @horse.vet

Considerações Finais

Essas são apenas algumas das inúmeras técnicas e métodos que podem ser utilizados para auxiliar, tratar, prevenir e cuidar do bem estar de tantos cavalos atletas.

Mas a pergunta que não cala sempre é… qual a diferença entre reabilitar e fazer fisioterapia?

Alguns dos médicos veterinários atuantes citam que a diferença está em por quê fazer a terapia?

Quando a utilização de algumas dessas técnicas é para prevenção, chamam de fisioterapia e quando a utilização está no tratamento de alguma lesão já existente, chamam, portanto, de reabilitação. Mas lembre-se, as duas andam em conjunto sempre!

LEMBRE-SE

Este artigo tem apenas caráter informativo. SEMPRE procure por um profissional!

Aproveitando os estudos, confira o nosso artigo sobre Mieloencefalite Protozoária Equina – Uma Enfermidade Neurológica

Amanda Prata Fialho

Médica Veterinária com aprimoramento em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Especialista em Feridas e Pós Graduanda em Fisioterapia e Reabilitação Veterinária. Instagram: @pratamvet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *