Em algum momento da sua vida você já se perguntou como é o sono equino?
Já ouviu que cavalos não dormem? Ou que eles só dormem em pé? E se eu contasse a você que essas frases são verdadeiros MITOS?
É muito comum ouvirmos hoje frases como as descritas acima e por esse motivo acabamos passando despercebido de que afirmações como essas podem não ser a verdade sobre o comportamento equino.
Acreditem! Existem muitas informações legais e importantes por trás do sono equino. E vamos desvendá-las agora.
Comportamento Animal
Todos nós estamos acostumados a ver os cavalos encocheirados, em um pequeno espaço quando comparado a liberdade de um campo.
O que poucas pessoas se lembram atualmente é que esses animais foram criados de uma maneira livre e alguns deles ainda são tratados assim. São animais que sentem prazer em pastejar e correr de maneira natural.
Ao longo dos anos, mesmo passando por uma adaptação com os cuidados que nós humanos aprendemos a ter com eles, os cavalos sentem falta e necessitam de uma liberdade por pelo menos uma parte do seu dia, tornando importante que passem tempo em piquete além de sua baia.
O fato de viverem a maior parte do dia em um ambiente fechado, concretiza a ideia de que estes animais foram domesticados, trazendo para a sua rotina horários fixos de alimentação, de socialização com outros animais, de treino e de sono.
Alguns autores apontam que este fato não muda o comportamento do animal e que cavalos podem sofrer frustrações quando a sua rotina muda bruscamente. Conhecer a mudança que houve na vida destes animais nos ajuda a entender sobre eles, sobre o seu comportamento e seu sono que são de grande importância para o bem estar.
O sono equino na natureza
Os cavalos são animais com um padrão de vida diferente do nosso por uma questão evolutiva. Por muito tempo viveram na natureza de maneira livre.
Apesar do seu tamanho e força, eram considerados animais presas. Por isso, precisavam se manter em conjunto, estando com a sua manada constantemente e sempre vigiando os mais novos. Isso levava o animal a não ter tempo suficiente para dormir um longo período de tempo (como nós humanos fazemos) sem prestar atenção no que acontecia ao seu redor. Necessitavam estar atentos, como forma de defesa.
Quando pensamos no sono dos cavalos, lembramos imediatamente de animais a campo que são animais suscetíveis a predadores e tendem a ficar em estado de alerta visando evitar possíveis ataques do seu caçador.
Isso acaba justificando o motivo pelo qual muitos acreditam que cavalos só descansam e dormem em pé. Mas não acredite, pois essa informação não é totalmente verídica. Pesquisas relatam que os equinos, assim como nós humanos, requerem um período de descanso que também vai acontecer com ele deitado em esternal ou lateral.
O que é o sono?
O sono é um período de perda de consciência reversível e de muita importância para o equilíbrio de processos metabólicos e homeostáticos do organismo. É descrito como um estado de repouso que nós seres vivos temos com a capacidade para manter o nosso equilíbrio e nos ajudar mentalmente.
O sono do cavalo, de acordo com pesquisadores da área podem ser classificados com auxílio da classificação humana.
A classificação de acordo com os humanos divide o sono em:
- Sono Superficial (SONO NÃO REM ou SONO DE ONDAS LENTAS) – Consiste no início do relaxamento, diminuindo queda de frequência cardíaca e frequência respiratória, relaxamento da musculatura associada com hipotonia muscular e capacidade diminuída da concentração.
No caso do sono superficial é possível se sustentar sozinho. É como se fosse um preparo para entrar em um sono profundo.
- Sono REM – Momento em que nos encontramos no sono mais profundo com maior relaxamento da musculatura, porém sua atividade encefálica está mais acelerada e por isso essa fase também é conhecida como PARADOXAL.
Nessa fase há a condição de atonia muscular, perdendo completamente o tônus da musculatura (ficando deitado e não se mantendo em pé) não tendo algo que nos sustente. É quando se descansa de verdade.
Fases do Sono Equino
Um cavalo, diferente dos humanos por sua evolução e adaptação na vida a campo, não consegue passar 8 horas do dia dormindo. Logo, um animal que nos dias de hoje tem conforto e segurança de uma baia consegue passar em média 10% do seu tempo deitado, o que significa cerca de 3 à 4 horas do dia.
Normalmente, ele concentra esse tempo no período noturno, podendo passar até 20% deste período deitado por se sentir seguro e ser um horário mais tranquilo, com poucas pessoas e barulho ao seu redor.
Os equinos por sua questão adaptativa fragmentam pedaços das fases do sono durante todo o seu dia. Isso quer dizer que o animal não dorme 3 horas seguidas, ele faz trechos de poucos minutos durante todo o dia.
As fases apresentam alguns sinais que podem ser possível diferenciá-las quando observamos um cavalo dormindo:
Fase Superficial
Consiste no solo leve. O cavalo ainda está de pé, há relaxamento muscular onde o animal apresenta os seguintes sinais:
- Descansa um dos membros;
- Relaxa a musculatura de maneira com que ainda consiga se sustentar;
- Tende abaixar a cabeça para baixo da linha da cernelha;
- Pode ou não permanecer de olhos fechados.
Nesta fase, o animal vai avaliar o local em que está. Quando se sente confortável ele deita em esternal. Porém, ainda continua com a cabeça levemente levantada, na tentativa de se manter em alerta.
Fase Profunda
Também conhecida como a fase Delta ou REM, é nesta fase em que o cavalo necessita estar em decúbito lateral (deitado) para entrar em um sono profundo.
Essa fase tem a média de 30 minutos por dia e a mesma é fracionada em tempos de 3 a 5 minutos do dia, até completar o tempo total necessário para o descanso.
Não necessariamente os cavalos passam por todas essas fases e nesta ordem respectivamente.
Privação do Sono
Depois de entender as fases de sono e como elas funcionam, deixamos claro que animais quando privados deste momento de descanso, quando não ficam em repouso ou não passam por nenhuma fase de sono durante alguns dias, podem apresentar distúrbios comportamentais e até mesmo queda de desempenho quando são atletas.
A falta de sono nesses animais pode acontecer devido à:
- Dores musculares;
- Alguma lesão;
- Por permanecerem longos períodos de pé;
- Em estado de alerta;
- Por estarem sozinhos e não em manada;
- Terem uma brusca mudança de rotina, entre vários outros fatores, causando privação do sono.
Já houve relatos de animais extremamente cansados que entraram em sono REM ainda em pé, provocando uma atonia muscular e consequentemente acabam caindo de maneira repentina no chão.
Agora que já sabe disso, o que acha de ficar atento ao comportamento dos cavalos para que possamos cuidar melhor deles?
LEMBRE-SE
Este artigo tem apenas caráter informativo. SEMPRE procure por um profissional!
Aproveitando os estudos, confira o nosso artigo sobre Fisioterapia Equina e suas principais técnicas
Médica Veterinária com aprimoramento em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Especialista em Feridas e Pós Graduanda em Fisioterapia e Reabilitação Veterinária.
Instagram: @pratamvet